quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Lasanha de Atum


Cá em casa, tirando o meu filhote, gostamos muito de lasanha. A de atum é a preferida :))

Ingredientes:

- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 50 gr azeite
- 4 latas de atum escorridas
- 1 lata, das pequenas, de tomate em pedaços ou 150/200ml de polpa de tomate
- 75gr vinho branco
- sal e pimenta, q.b - eu não coloco
- 1 colher chá orégãos
- Placas de lasanha

Igredientes para o Molho Béchamel:

- 600gr leite
- 60gr farinha
- 40gr manteiga
- Sal, pimenta e noz moscada q.b. - Eu só uso noz-moscada

Preparação:

Colocar, no copo da Bimby, a cebola e os alhos - 5 segundos, velocidade 5.
Acrescenta se o azeite e refoga se - 5 minutos, velocidade 1, temperatura 100º.
Junta se o atum, bem escorrido, o tomate ou polpa e o vinho. Quem quiser usar sal e pimenta é, nesta altura, que o deve fazer. De seguida, programar 10 minutos, velocidade colher inversa, temperatura 100º.
Sem lavar o copo, juntar todos os ingredientes para o béchamel e programar 8 minutos, velocidade 4, temperatura 90º.

Montar a lasanha: colocar, no fundo dum pirex, um pouco do preparado de atum. de seguida, dispor as placas de lasanha. Repetir a operação até acabar o preparado de atum. Terminar com uma camada de placas.
Verter o molho béchamel por cima do preparado e polvilhar com queijo ralado/pão ralado.
Levar a gratinar, em forno pré-aquecido, 20 minutos.

1 comentário:

  1. Agora entendo quando elas me dizem no blog que as estou tentando!
    Hoje me senti tentada aqui, ai que vontade de entrar no ecrã e roubar sua lasanha.
    Essa quero fazer...
    Obrigada por partilhar.
    Mil bjs da Mary

    ResponderEliminar