sexta-feira, 30 de março de 2012

Bifes à Portugália

Andava, na net, à procura de receitas para bifes de novilho e deparei me com esta bela receita.
Há muitos anos que não vou à Portugália e nem sei se os bifes ainda serão bons ou tão bons como eram, mas lembro me, perfeitamente, de ir lá e nem olhar para a ementa, pois já sabia o que escolher :))

Ingredientes:
  • Bifes de novilho - usei escalopes
  • Dentes de alho
  • Sal e pimenta q.b.
  • Margarida q.b.
  • 2 chávenas de chá de leite
  • 1 chávena de chá de café de cevada morno
  • 1 colher de sobremesa de mostarda
  • 1 colher de sobremesa de farinha

Preparação:

Temperar os bifes com alhos laminados e sal.


Numa frigideira, leve os lumes ao lume, em manteiga abundante e deixe fritar.



Retire e reserve numa travessa, tapados com papel de alumínio (para que se mantenham quentes)



Em lume brando, acrescente ao molho dos bifes o leite e deixe ferver um pouco.


De seguida, acrescente o café, a mostarda e a farinha e mexa muito bem.





Adicione um pouco de pimenta e mexa até engrossar. Rectifique os temperos, caso seja necessário.
Quando o molho estiver pronto, coloque os bifes reservados novamente na frigideira por mais alguns minutos.


Os bifes ficaram muito saborosos. Acompanhei com legumes salteados.
Nota - falta o molho no meu prato mas, com muita pena minha não molhei o belo do pão alentejano, consegui resistir lhe e não lhe toquei :))
O meu marido disse que o molho esta muito bom ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário